Shoe Committee

Adizero

SneakersCelia VenturaComment
Screen Shot 2020-01-16 at 06.39.30.png

A adizero revolucionou a corrida para os atletas mais rápidos do mundo.

A HISTÓRIA DE ADIZERO - O NASCIMENTO DE UMA LENDA

Em 2004, após décadas de experiência na criação de calçado de running para competições, a adidas quis ir mais longe ao desenvolver um sapato que viria a redefinir o conceito de velocidade.
Para esta tarefa, não havia ninguém melhor que o lendário designer japonês, Toshiaki Omori, colaborador da adidas na criação de calçado de running desde 1999. Tendo passado grande parte da sua vida a desenvolver a sua filosofia de design “de dentro para fora”, Omori acredita que a anatomia do pé deve estar sempre em primeiro lugar no processo de criação. Utilizando moldes de pés reais, conhecidos como formas, trabalhou para criar o ajuste mais perfeito e aerodinâmico possível - a que ele chamou “microfit”.

Para alcançar esta simbiose entre pé e sapato, a simplicidade era essencial. Desde a escolha de materiais e tecidos, até ao peso e amortecimento da sola, todos os elementos foram criteriosamente selecionados. O sapato precisava de uma sensação leve para maximizar a velocidade sem comprometer o conforto. Tinha de ser elegante, com um ajuste tipo meia e ao mesmo tempo, ter velocidade. Além disso, como os runners sabem, um sapato também ter de ser visualmente rápido.
Durante cada etapa da jornada de design, surgia um novo desafio. O sapato tinha de ser versátil e adaptável a qualquer condição que o atleta pudesse enfrentar - repetições de quilómetros na pista, uma corrida de 10 km, sessões com intervalos na passadeira ou uma ultramaratona.
Escusado será dizer que a equipa de design e desenvolvimento se dedicou ao máximo para cumprir todas as expetativas.
Finalmente, após anos de um desenvolvimento minucioso, chagava o momento de apresentar adizero ao mundo.
Estávamos em setembro de 2008, na noite anterior à Maratona de Berlim. No seu quarto de hotel, a corredor etíope de longa distância, Haile Gebrselassie, calçou o primeiro protótipo dos adizero Adios. Fez uma corrida no corredor do hotel, testando-os e sentindo a capacidade de resposta da sola quando os pés tocavam o chão. Impressionado, decidiu usar os adizero na maratona.
No dia seguinte, bateu o recorde mundial por 29 segundos, com um incrível tempo de 2.03.59. A sua terceira vitória consecutiva.

Desde a sua estrondosa estreia em 2008, os adizero colecionaram mais de 150 vitórias no mundo das corridas de elite. Para possibilitar essas vitórias, a equipa adizero aprimorou de forma rigorosa o sapato - "testar e melhorar com o apoio dos atletas é fundamental no nosso processo", refere Moritz Hoellmueller, designer de calçado da adidas running.

Screen Shot 2020-01-16 at 06.41.09.png