Shoe Committee

Portugueses

Miguel Vieira SS20

PortuguesesCelia VenturaComment
Miguel Vieira - Campanha SS 2020 - Instagram1.jpg

Quando falamos de uma coleção que tem na base uma nova ideia de alfaiataria, a cor é a melhor forma de contar essa nova história. E é dessa reinvenção do clássico através da cor que a campanha se constrói, ilustrando a modernização que Miguel Vieira propõe para o verão 2020.
 
Influenciada pelo modernismo de Mies Van Der Rohe, a coleção aposta em silhuetas simples e funcionais onde cor e grafismos marcam a assertividade. Criando uma simbiose perfeita entre a inspiração da coleção e os cenários naturais da campanha, matéria e natureza interligam-se.
 

Ficha Técnica Campanha Men’s Collection SS20
Fotógrafo: Victor Hugo
Modelos: João Dias, Konstantin e Douglas (Elite Lisbon)
Make Up: Lucília Lara
Styling: Atelier Miguel Vieira

CampanhaMVSS20_02.jpg

Eivissa

PortuguesesCelia VenturaComment
4509 A_323EUROS.jpg

Com a aura da luz de um verão entre Ibiza e Mykonos, Eivissa marca o regresso de Luis Onofre à leveza colorida das inesperadas combinações de cores e materiais, ao mesmo tempo que reinventa a marca num novo paradigma de sustentabilidade. As peles animais são substituídas por tecidos, as aplicações são livres de níquel e a madeira ou até a cortiça dão forma aos saltos. Sem nunca perder os seus códigos de elegância, Luis Onofre estabelece uma clara aposta num futuro que é de todos.
 
As formas mais despojadas e delicadas, as formas tanto destacam a estreia das espadrilles coloridas que vivem entre a praia e a cidade, como mantêm a aposta nas texanas, que agora surgem com padrões étnicos bicolores. Os saltos tanto podem ser finos, celebrando a essencialidade do stiletto, ou mais largos para chegar à silhueta das plataformas retro dos anos 70. No segmento inspirado pela athleisure, os ténis surgem mais despojados com as correntes a ganhar protagonismo.
 As cores celebram o mar das ilhas e destacam um espectro de azuis entre o turquesa e o cobalto, em contraste com o morango, o coral e o branco. Os castanhos terra servem de união e ajudam na transição para o preto.
 
Os materiais são o grande destaque da coleção, na medida em que estabelecem novos desafios de desenvolvimento para criar uma alternativa mais sustentável. O tecido ganha relevo na sua multiplicidade de texturas e padrões. As aplicações são livres de níquel e tanto podem ser metálicas como bordadas. Os saltos surgem em raiz de madeira (pau-santo, freixo, ébano real) ou até em cortiça.

Miguel Vieira SS 2020

PortuguesesCelia VenturaComment
2020 . SS . PF . Woman . 028.jpg

A alfaiataria é intemporal e não tem de ser aborrecida. O clássico com uma abordagem moderna é universal e entendido por todos.

A cor ajuda a contar uma história e pode desafiar a mente e os sentimentos, provocando reacções emocionais. A paleta de cores para a colecção Miguel Vieira Primavera Verão 2020, com tons de essência retro e linhas simples e funcionais com elementos contemporâneos, transporta-nos para um cenário modernista de Mies van Der Rohe, criando a simbiose perfeita entre matéria e natureza numa atmosfera quase cinematográfica.

Esta colecção tem um estilo assertivo, com um design limpo, elegante e inovador. Com gráficos perfeitos para um homem de personalidade forte, confiante, despreocupado e irreverente. Um homem que não se conforma com o óbvio e procura o que é autêntico, demonstrando o seu estilo e mantendo sempre a sua individualidade.

2020 . SS . Milan . Woman . 004.jpg

Sapatos por Siza Vieira e Souto Moura

PortuguesesCelia VenturaComment
image.jpeg

Siza Vieira desenhou uma sandália e Souto Moura um sapato. São modelos unisexo e vão chegar ao mercado até ao verão. A ideia foi da arquiteta Marta de Pinho que desafiou estes grandes nomes da Arquitetura em Portugal e no mundo.

Escolheram pessoalmente todos os materiais, definiram cada uma das cores, personalizaram todos os acabamentos, fiscalizaram a produção dos protótipos, pormenorizaram cada um dos detalhes e adaptaram o desenho original às exigências do conforto e da funcionalidade sempre que tal se revelou necessário.

Pele, couro e borracha foram os materiais selecionados e ambos os modelos são unissexo, muito versáteis, e vão estar disponíveis em várias cores. São produzidos à mão, por experientes e dedicados artesãos a indústria do calçado de São João da Madeira.

Estou muito curiosa…

We are the FOOTure

PortuguesesCelia VenturaComment
campanha-apiccaps-2020-2.jpg

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades...”

Numa apologia de Portugal, do seu mar e das suas memórias, a campanha We are the FOOTure apela às nossas raízes para indicar o futuro do setor do calçado. Ao longo dos últimos 10 anos, o calçado português conquistou vários mercados internacionais, as exportações cresceram 47%, atingindo um volume de negócios de 1900 milhões de euros. Foram criados mais de 4.000 postos de trabalho, o que representou um aumento de emprego na ordem dos 11%. Atualmente, exporta 95% da sua produção, para 163 países nos cinco continentes. Não renegando as suas raízes e o saber-fazer acumulado ao longo de gerações, a indústria portuguesa de calçado apresenta uma solução de futuro para um novo paradigma que reconfigura a ideia o mundo. Protagonizada pelo ator João Jesus, a campanha We are the FOOTure tem no mar a sua principal inspiração e destaca ainda a sustentabilidade como objetivo essencial para esse futuro. A indústria que continua a ser a mais sexy da Europa, celebrou 10 anos de campanhas de comunicação, e criou um movimento para integrar a sustentabilidade no quotidiano de todos os seus agentes. A Campanha Portuguese Shoes: We are the FOOTure surge numa altura em que o setor, através da Associação, a APICCAPS, lançou o “Plano de Ação do Cluster de Calçado para as Sustentabilidade”. Um documento dividido em três eixos (Planeta, Pessoas e Empresas) e que apresenta mais de 12 medidas, distribuídas por cerca de 50 ações, com o objetivo de tornar “a indústria portuguesa de calçado líder no desenvolvimento de soluções sustentáveis”. Num contexto mundial em constante mudança, onde a agenda ambiental é um fator determinante para a sobrevivência de todos, cabe-nos garantir que damos corpo a essa vanguarda com as soluções mais inovadoras. Novos materiais, tecnologias limpas e uma produção cada vez mais sustentada são a base do plano de ação que já está a ser implementado pelo setor junto de todos os seus agentes. Somos a história daquilo que queremos ser, somos mudança e desejo de futuro.

campanha-apiccaps-2020-3.jpg