Shoe Committee

Exceed Shoe Thinkers

Masculinos, PortuguesesCelia VenturaComment

Ice Boys é o tema da nova coleção, e inspira-se num novo modelo de masculinidade. Representa homens altamente idealistas, que buscam um estilo de vida tão bonito como útil e que aspiram ao profissional. A busca da beleza está em todas as áreas das suas vidas e em todos os objetos que escolhem, mantendo esta preocupação ao mesmo tempo que expressam singularidade de seu caráter. Interessa-lhes acima de tudo todas as experiências sensitivas que os rodeiam, por viagens que transcendem e moldam o espaço físico onde se encontram.

Seus olhos refletem luzes e sombras de montanhas rochosas e lagos congelados à espreita por entre quadros urbanos, como que pinturas românticas de museus. Há vulcões despertados com lava vertendo para o mar de gelo. Vapor e neblina são a tela que traduz a paisagem em sensações cromáticas, que vão desde o branco cristalino ao tom de lama escura. Surgem luzes coloridas pungentes que vêm do fogo, e contrastam com o imenso céu azul e as luzes do Norte. É um passeio por uma paisagem ancestral onde agora cidades são erguidas e habitam memórias das nossas próprias origens em constante e simultânea rutura e continuidade, e se destruí para criar.

A coleção da Exceed Shoe Thinkers consiste em duas linhas, Casual e Dress, mas desta vez o objetivo foi subverter dress codes e privilegiar o espírito singular e criativo dos consumidores. Nas cidades e culturas, história e tempo são misturados, e é no compromisso entre o clássico e o contemporâneo que a marca resgata a importância da criação de produtos intemporais. Procura-se pela verdadeira natureza do calçado, e estabelece-se um acordo não só entre utilidade e estética, mas também entre o tradicional e o urbano. Num exercício que apela à depuração e ao essencial no design e seleção de materiais, ao mesmo tempo que responde às questões estéticas e utilitárias colocados pelas tipologias mais clássicas e contemporâneas.
Sempre com o cuidado de valorizar a natureza das matérias-primas, apresentando-as em estados mais puros, mate ou brilhante, servindo a forma e o refinamento desejado. Na melhor tradição do design, esta coleção é pensada para o cotidiano, com sapatos bonitos, funcionais e inteligentes.