Os sapatos de Almada Negreiros
Só ontem consegui ir ver a exposição na Fundação Calouste Gulbenkian, com a obra de Almada Negreiros.
A exposição apresenta um conjunto de obras que reflete a condição complexa, experimental, contraditória e híbrida da modernidade. A pintura e o desenho mostram-se em estreita ligação com os trabalhos que fez em colaboração com arquitetos, escritores, editores, músicos, cenógrafos ou encenadores. Esta escolha dá também visibilidade à presença marcante do cinema e à persistência da narrativa gráfica ao longo da sua obra. Juntam-se ainda obras e estudos inéditos que darão a conhecer diferentes facetas do processo de trabalho artístico de José de Almada Negreiros.
Isto de ser moderno é como ser elegante: não é uma maneira de vestir mas sim uma maneira de ser. Ser moderno não é fazer a caligrafia moderna, é ser o legítimo descobridor da novidade.
José de Almada Negreiros, conferência O Desenho, Madrid 1927
Reparei na forma como desenhou sapatos, e aqui ficam alguns registos do seu trabalho, onde constam os mesmos. Para quem ainda não teve oportunidade de visitar, aqui fica a minha sugestão, pois termina dia 5 na próxima 2.ª feira.