Shoe Committee

Nimoreno

PortuguesesCelia VenturaComment

Hoje trago-vos uma nova marca, com ADN bem português. A Nimoreno! Hoje mostro-vos o calçado, e em breve as carteiras.

A Nimoreno desenvolve acessórios de grande qualidade técnica e estética, de inspiração clássica, com pequenos detalhes que fazem a diferença. Se por um lado idealiza a monocromia dos tons, por outro explode em cores vivas, fruto da grande admiração pelo desenho, pintura e afazeres manuais. Toda a produção é realizada em Portugal  procurando satisfazer o desejo de quem pretende algo diferente.
 

HERITAGE, uma homenagem ao saber fazer tradicional...

O projecto “Heritage” nasce em contexto académico, seguindo uma linha de interesse e investigação pessoal sobre património cultural imaterial. O aliar da actividade, designer de calçado e marroquinaria, com a "herança" enquanto designer gráfica e investigadora, foi o grande "motor" deste projecto seleccionado em 2014 no concurso POP Serralves.
Este projecto pretende não só divulgar o património cultural português, como também apelar ao consumo de artefactos que sejam susceptíveis de ultrapassarem gerações e permanecerem como um património familiar. 
Um bem imaterial extingue-se quando deixa de ser recriado ou transmitido. Este património sobrevive essencialmente através do conhecimento e da transmissão do mesmo e não do registo e é precisamente por esta razão que todos os bordados são realizados na Casa do Risco. Esta “Casa” é na verdade uma escola de bordadeiras, pertencente à Câmara Municipal de Felgueiras, onde o saber passa de geração em geração e se recria todos os dias.

A DESIGNER
Ana Moreno, designer gráfica com experiência nacional e internacional, com tese de Mestrado em Património Imaterial e formação profissional na área do calçado e marroquinaria, pretende, com este projecto, que as ideias saiam do papel e ganhem “vida” , transformando-se em artefactos que se possam tocar, usar e fazer parte do dia-a-dia.