Shoe Committee

NIKE AIR RIFT

SneakersCelia VenturaComment

Em 1996, a Nike Running começou discretamente a promover o conceito de movimento natural no mundo do calçado com a criação de um híbrido entre sandália e ténis, chamado Nike Air Rift.

O design dos Air Rift foi inspirado pela forma – eficiente – como os corredores quenianos correm descalços grandes distâncias. Precisamente em jeito de homenagem, este modelo não só foi originalmente lançado nas cores da bandeira do Quénia como o meu nome teve origem numa província do país de seu nome Rift Valley.

E a verdade é que a topografia do Quénia cedeu mais do que um nome. A falha na encosta do Great Rift Valley providenciou uma segunda fonte de inspiração para um detalhe diferenciador neste modelo: um dedo do pé dissociado, que permite uma articulação diferente entre o primeiro dedo e os restantes.

Relançados para o Verão de 2015, a gloriosa idiossincrasia dos Nike Air Rift permanece intacta. A parte superior em engineered mesh permite uma óptima ventilação; a sola flexível enfatiza o movimento natural ao mesmo tempo que aumenta a tração; e os dois fechos em velcro, no calcanhar e no peito do pé, asseguram conforto com uma silhueta customizada.