Shoe Committee

Havaianas

Celia Ventura1 Comment

Nesta semana dedicada a calçado de exteriores e em especial de praia, tínhamos que começar pela marca mais conhecida e utilizada no mundo, a brasileira Havaianas.

As Havaianas surgiram em 1962 e foram inspiradas numa típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e sola de palha de arroz. Por essa razão, a sola de borracha de Havaianas possui uma textura que ainda hoje reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível. A marca faz este ano 50 anos de vendas pelo mundo, do "andar carioca" e da sua atitude perante a vida! O grande consumidor das Havaianas foi durante os primeiros 30 anos, uma classe mais desfavorecida que a comprava em mercados de bairro, tendo por isso ficado conhecidas como "chinelo de pobre". Esta designação deixou de fazer sentido quando no início dos anos 90 toda a gente passou a usá-las. Inicialmente eram produzidas de uma única cor, azul, mas um problema técnico tingiu acidentalmente um lote de cor verde. O desastre tranformou-se na maior revolução de cor, alegria e criatividade!

São extraordinárias, leves, frescas, confortáveis e acima de tudo simples! Aqui ficam alguns exemplos.
Provavelmente voltaremos a falar delas muito em breve, e de todas as edições especiais e colaborações com outras marcas.