Shoe Committee

Anatomia de um sapato

Celia Ventura2 Comments

Mas afinal do que é que temos estado a falar? Em que é que consiste concretamente o sapato!

O calçado possui um vocabulário próprio, de uso comum ou específico, que convém conhecer, para que possamos identificar da maneira correta, as diferentes partes do objeto e os seus componentes. Cada sapato é formado por uma série de peças, distintas em função do modelo em questão. À partida pode definir-se já pelo exterior e interior, ou seja o “revestimento” visível e a estrutura que está oculta.

Exterior

Corte ou cabedal – Parte superior que protege e cobre a parte de cima do pé. Compreende toda a extensão do pé, com exceção da sola, e divide-se em calcanhar e gáspea, lateral e frente.

Gáspea – Cabedal frontal, abrange a porção que cobre desde os dedos até ao peito do pé, nalguns casos prolongando-se originando a língua ou lingueta. Por vezes é dividida e possui biqueira.

Salto – Suporte fixado à sola na região do calcanhar e destinado a dar equilíbrio ao calçado.

Vira – Tira colada ou cozida em torno do sapato, sobre o bordo da sola.

Palmilha de acabamento – Material onde assenta o pé e que por sua vez assenta na palmilha de montagem e alma.

Interior

Testeira – Reforço colocado no bico do sapato que fica escondido entre a gáspea, material exterior e o forro interior.

Alma – É uma peça delgada posicionada longitudinalmente no centro da palmilha e que pode ser em aço, madeira, arame ou mesmo em plástico. A sua função é acompanhar a curvatura do pé, estruturar e dar estabilidade no andar e sustentar o pé.

Palmilha de montagem – Lâmina feita geralmente à base de celulose ou couro, do mesmo tamanho da planta da forma. É fixada por cima da sola e sobre ela é montado o cabedal do sapato.

Contraforte – Reforço colocado entre o cabedal traseiro e o forro, na região do calcanhar. É o semicírculo mais firme que envolve o calcanhar e que se sente ao apalpar o sapato atrás.

Solado – Conjunto de peças que formam a parte inferior do calçado e que se interpõem entre o pé e o solo.

Sola – Parte externa inferior do solado, que está em contacto direto com o chão. Dela depende em grande parte a qualidade e performance do calçado.

Entressola – Camada intermédia colocada entre a palmilha de montagem e a sola.