Shoe Committee

Museu Salvatore Ferragamo

Celia VenturaComment
TIT.jpg

Como prometido há dias, hoje falo-vos um pouco mais do homem, da marca e da minha visita ao Museu Salvatore Ferragamo em Florença.

Salvator Ferragamo foi o grande shoemaker de Hollywood nas primeiras décadas do século XX. Foi um visionário, ou como se diz hoje em dia teve uma grande estratégia de marketing, quando nos anos 20 deixou Itália e abriu uma loja em Hollywood. Estudou anatomia, mais concretamente a anatomia do pé na universidade da Califórnia, tinha métodos inovadores de produção e uma criatividade fresca e alternativa muito diferente do que se produzia na altura! Utilizava muita cor e utilizava-a de forma supreendente. Foi o primeiro a conceber sapatos com cunhas em cortiça em 1936 que a partir daí foram reproduzidas pelo mundo inteiro.

Rapidamente conquistou as estrelas de Hollywood, como se vê na imagem seguinte onde constam alguns moldes de pés do cinema mundial e pela quantidade de imagens expostas acreditamos que na altura certamente teria uma lista bem extensa de clientes famosas...

IMG_1029.jpg

Quando voltou para Itália em 1927 tinha bastantes clientes e muitas fãs do seu trabalho, entre atrizes e cantoras. No fim dos anos 30 mais concretamente em 1938 estabelece-se em Florença no edifício/quarteirão onde hoje é o escritório/loja e também o museu. Era aí a sua oficina onde o próprio trabalhou até falecer em 1960.

A exposição que vi, na Piazza Santa Trinita, é um resumo da sua carreira, da evolução do seu trabalho, das experiências com novos materiais e da permanente procura de novas soluções! A imagem que se segue é um ícone das suas criações, é um sapato "estranho" e a maior parte de nós não sairia com eles à rua, mas o Rainbow foi feito em 1938 para Judy Garland, agora pensem e comparem com o calçado que as nossas avós e bisavós utilizavam, extraordinário não é!?

FerragamoCreations-Rainbow02-copy-711x474.jpg

A quantidade de calçado que criou para grandes produções cinematográficas é impressionante, não só para as estrelas mas também para guarda-roupa de filmes de época. Recentemente, no filme "a Dama de Ferro" Meryl Streep calçou o "Vara", representado no título deste artigo.

Nesta exposição também está presente o modelo em Pied-de-Poule utilizado pela "performer" Lady Gaga aqui, aliás todo o seu look é Ferragamo... Bem não sei se o piano Pied-de-Poule também será!

ferragamo_pied_de_poule.png

Os criativos que o sucedem hoje em dia continuam a desenvolver propostas para a marca e a família perpetua o seu império, gerindo o legado deste mestre para que o nome Ferragamo continue a crescer!

IMG_1577.jpg